Os pagamentos Contactless Visa passaram a ser a norma, com cada vez mais consumidores a valorizarem a rapidez e a conveniência desta tecnologia nos Cartões.
“Os pagamentos Contactless Visa passaram a ser a norma, com cada vez mais consumidores a valorizarem a rapidez e a conveniência desta tecnologia que permite tocar-para-pagar.”- comunica o portal EmpresasHoje.
Se ainda não conhece esta tecnologia, saiba este tipo de cartões funciona apenas com a aproximação do cartão no terminal (máx.4 cm) e aceitação da respetiva compra.
Esta tecnologia chama-se NFC – Near Field Communicaton e é cada vez mais comum em Portugal, mas é o Reino Unido que lidera o número de adesões, com 49,6 milhões de cartões e 410 mil terminais.
Para aceitar pagamentos Contactless os comerciantes terão de ter terminais preparados tecnicamente para este tipo de tecnologia. No entanto, não existe uma diferença de preço para os comerciantes entre os terminais com ou sem esta tecnologia. As transações Contactless até chegam a ter um custo ligeiramente mais baixo do que as transações chip+pin.
Estes terminais aceitam os dois tipos de tecnologia: tecnologia Contactless e os cartões tradicionais, dispondo de leitor de chip e de banda magnética, e solicitando o pin para a validação da compra.
Saiba ainda que nem os comerciantes, nem os clientes, terão de suportar qualquer valor, ou taxa adicional, decorrentes de pagamentos Contactless.
Mas este tipo de tecnologia só funciona sem pin, em compras iguais ou inferiores a €20. Após este valor, será necessária a inserção de pin no terminal, como forma de assegurar uma compra totalmente segura.
É ainda possível alterar o atual cartão TPA por um Contacteless, através da solicitação na instituição financeira emissora do cartão, sem custos adicionais.
Mas as dúvidas surgem, relativamente a furtos ou extravio. Em caso de roubo ou extravio do cartão, a tecnologia Contactless limita a realização sem a introdução do código pin quando é atingido um valor máximo definido pelo emissor do cartão, independentemente do período decorrido entre as operações. Quando este valor é excedido, o TPA solicita a introdução do código pin.
A tecnologia é cada vez mais focada no utilizador. Simplificada, prática adaptável às preferências de quem a utiliza, assim como as soluções de Identificação que a IDONIC dispõe.
Porque o futuro é a inovação.
Fonte: http://www.visa.pt/pagar-com-visa/pagamentos-contactless
http://empresashoje.pt/informacao/visa-europe-com-mais-de-mil-milhoes-de-transacoes-contactless/
Data: 06-07-2015